Após experimentar o gostinho de um hit que caiu nas graças do TikTok com “Girl Like Me”, uma parceria com o Black Eyed Peas, a rainha colombiana, Shakira, retornou ao mercado com “Don’t Wait Up”, single que dá início à nova era na carreira da artista e prepara o terreno para o lançamento de seu próximo disco, previsto para 2022.
Com o reggaeton ainda colhendo os frutos do seu período de ouro e configurando boas posições em paradas por todo o mundo, era esperado que a Shakira aproveitasse a sonoridade para o lançamento de algo bem latino, explorando sua tão marcante identidade, mas a cantora seguiu por um caminho completamente improvável e, de certa forma, inédito em sua carreira.
“Don’t Wait Up” traz ao público uma Shakira mergulhada no pop e de olho no que pode ser o futuro do estilo para uma nova geração. Com vocais muito mais contidos do que o habitual, Shakira canta sobre a sua liberdade por meio de uma melodia que vai crescendo até chegar em um refrão simples, sem as grandes explosões do pop lá dos anos 2000, mas ainda sim, bem elaborado e capaz de, imediatamente, te envolver com as marcantes batidas eletrônicas.
Inicialmente, você pode sentir certa estranheza ao ouvir o single, pois ele não remete imediatamente aos hits mais amados da cantora pelo grande público (como “Hips Dont Lie” e “Waka Waka”, por exemplo), mas ao ouvir mais algumas vezes – e, certamente, o refrão te motivará a isso – as camadas da música vão entregando aos poucos algumas nuances já bem conhecidas da artista.
Resgatando sua discografia, o recente single parece ser uma prima distante de algumas das canções do She Wolf, álbum lançado por Shakira em 2009, que traz produções mais próximas ao pop, unindo os elementos mais urbanos que estavam em alta na época.
Vale destacar ainda que o single surge também como uma iniciativa da artista em se aproximar da nova geração, que tem consumido música de uma forma muito diferente de como era feito quando Shakira estava se apresentando ao mundo, no final da década de 90. Um exemplo claro desse movimento é um trecho de quase 40 segundos do clipe dedicado exclusivamente a uma coreografia pronta para hitar no TikTok e com um figurino que parece ter saído de uma festa dos millennials.
É bem provável que “Don’t Wait Up” não soe como um smash single de primeira – e provavelmente não será – mas se você der uma chance para a novidade, ela vai te conquistar.
Se os próximos singles da cantora permanecerem nessa linha, podemos esperar por um interessante frescor na discografia da artista, que já deu indícios de que não poupará esforços para se manter relevante no mercado, mesmo que isso custe o árduo trabalho em fazer com que as gerações já acostumadas com seu talento precisem conhecer – e se adaptar à – sua nova versão.
Melhor momento do single: as batidas pulsantes do refrão que estão gritando pra invadirem as pistas de dança.
Nota Final: no Repeat